Fonoaudiologia: Orientações do bebê ao idoso

Semana da Voz Profissional

Posted on: 25/06/2009

Voz na empresa

 A empresa tem o objetivo de garantir o relacionamento com os clientes, construindo uma imagem no mercado, e nesta inclui-se a vocal, que deve estar focada no público a ser atingido, no perfil dos clientes e em suas necessidades. Considerando-se que muitas vezes a voz do profissional está dentro de um contexto inadequado para o trabalho, fica evidente que muitas mudanças são necessárias na própria empresa e no gerenciamento das pessoas, para que seja possível ao fonoaudiólogo encontrar a voz ideal para a instituição e para o profissional que a representa. 

Slide3

Comunicação pessoal e por telefone

A comunicação oral nas empresas pode ocorrer pessoalmente ou por telefone. Alguns fatores favorecem a comunicação pessoal como as dicas não verbais, como o olhar, os gestos; porém o telefone garante a economia de tempo e de dinheiro levando algumas empresas a preferirem este meio de comunicação. Por telefone a voz tem um papel importantíssimo para gerar uma boa impressão da empresa e envolver o cliente, pois não estará presente a expressividade do corpo. A voz ideal está relacionada aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Por exemplo, para uma central de reclamações, precisa-se de vozes que transmitam disponibilidade, compreensão, tranqüilidade e ao mesmo tempo firmeza, passando por meio da voz que aquelas informações são valiosas para que a empresa reveja seus procedimentos e atenda melhor seus clientes.

Slide2

Voz para o profissional de atendimento

A voz adequada para o atendente necessita de velocidade média para elevada para que as pessoas possam compreender e passar credibilidade e segurança, que dê ênfase as principais palavras com simpatia. Não basta, porém, ter uma boa voz. Erros de fala, vocabulário ou expressões inadequadas, linguagem pobre para as situações de argumentação comprometem a imagem.  

O fonoaudiólogo necessita avaliar cada empresa para poder atuar, encontrando possíveis problemas vocais e adaptando as necessidades às condições existentes.

Slide4

Deixe um comentário

Assuntos Postados

junho 2009
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Fonoaudiologia: