Semana das Dificuldades de Leitura e Escrita e Dislexia
Posted 08/07/2009
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Distúrbio de Aprendizagem
No Brasil, cerca de 30 a 40% das crianças que freqüentam as primeiras séries escolares apresentam algum tipo de dificuldade, sendo que aproximadamente 3 a 5 % dessa população possuem Distúrbios de Aprendizagem. As dificuldades em aprender são mais comuns em meninos do que me meninas, na proporção de 6:1 (6 meninos para 1 menina).
A aprendizagem é uma atividade individual que refere-se a todas as informações recebidas, as quais recebem um significado; sendo assim, a dificuldade em aprender indica uma falha na aquisição ou utilização de informações ou na habilidade para a solução de problemas. Desta forma, os distúrbios de aprendizagem podem se manifestar por dificuldades na aquisição e uso da leitura, escrita, raciocínio ou habilidade matemática, podendo envolver problemas na linguagem oral (fala).
Quantificar o número de crianças com Distúrbios de Aprendizagem é uma tarefa difícil, pois há muitas divergências no diagnóstico do Distúrbio de Aprendizagem, que pode muitas vezes ser confundido com dificuldades escolares.
O Distúrbio de Aprendizagem pode levar a criança não só à desmotivação, mas também ao desgaste e reprovação, transformando-a num rótulo dentro da escola, perturbando pais e professores, que passam a buscar todo e qualquer tipo de diagnóstico na tentativa de descobrir as causas, e enfim encontrar soluções.
A criança com dificuldade de aprendizagem não deve ser “classificada” como deficiente, tão pouco como “preguiçosa”. Trata-se de uma criança normal que aprende de uma forma diferente ao esperado para crianças da sua idade. A procura por ajuda profissional é de grande importância nesses casos, assim fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos são peças fundamentais para o desenvolvimento escolar dessas crianças.
Fatores que influenciam na aprendizagem:
- Diferenças individuais
- Habilidades
- Pré-requisitos gerais e específicos (atenção, memória, audição, visão, compreensão…)
- Maturação (desenvolvimento do cérebro/ Sistema Nervoso Central e dos órgãos sensoriais)
- Prontidão (agilidade em processar e elaborar a informação)
- Motivação
- Condições sociais e educacionais.
Causas do Distúrbio de Aprendizagem:
- Fatores genéticos
- Fatores neurológicos (Disfunção do Sistema Nervoso Central)
- Fatores ambientais
* Esses fatores podem desencadear o distúrbio de aprendizagem, sendo que fatores pedagógicos e psicopedagógicos podem apenas agravá-los.
Características de indivíduos com Distúrbio de Aprendizagem:
- Dificuldade para ler e escrever.
- Redução de léxico (vocabulário pobre).
- Sintaxe desestruturada (problema na organização das frases).
- Dificuldade para processar os sons nas palavras.
- Dificuldade para contar ou lembrar de histórias.
- Problemas no processamento das informações ouvidas ou vistas.
- Problemas de percepção táctil e de coordenação motora.
- Organização Visuoespacial (noção de espaço).
- Dificuldade na formação de conceitos (não consegue definir as coisas).
- Dificuldade em fazer cálculos matemáticos.
- Problemas na prosódia (entonação das palavras).
- Dificuldade em realizar, organizar, planejar e executar atividades matemáticas.
3 Respostas to "Semana das Dificuldades de Leitura e Escrita e Dislexia"
Sou fonoaudióloga, pedagoga e estou fazendo o curso de pós em psicopedagogia. Todos os meus trabalhos tento relacionar a psicopedagogia ao meu trabalho de fono, e meu tema é sempre a dislexia, problemas de leitura e escrita, pois meus casos mais difíceis sao de crianças que leem, mas não sabem interpretar. Gostei muito desta leitura. Se houver outros trabalhos para minha pesquisa,agradeço.Aguardo,Walkyria.
Olá Walkyria,
Que bom que gostou das nossas informações. Caso tenhamos artigos relacionados ao tema e atuais, enviamos à você via e-mail.
1 | Cintia Affornalli
03/05/2010 às 23:13
Fico indignada que ainda existem fonoaudiólogas perpetuando a noçäo patologizadora da Dislexia…