Fonoaudiologia: Orientações do bebê ao idoso

Semana da Amamentação

Posted on: 11/06/2009

Cuidando da mãe…

É na gravidez que começa o preparo do corpo para a amamentação, por isso a importância de avaliar as mamas nas consultas do pré-natal. Algumas manobras podem prevenir as rachaduras dos mamilos.

A pele da aréola (aquela parte mais escura do peito em volta do bico) e do mamilo devem ser engrossadas durante a gestação para diminuir as possibilidades de surgirem novas fissuras (rachaduras) mamilares. Manobras simples podem ser utilizadas como:

  • Exposição diária por 15 minutos, dos mamilos à luz solar;
  • Esfregar suavemente os mamilos, durante o banho, com bucha vegetal.

As fissuras mamilares são frequentemente a causa das mastites (infecções das mamas), das dores e do conseqüente abandono da amamentação. A sua prevenção inclui, além das medidas anteriormente relatadas de cuidados com os mamilos durante a gestação, os cuidados específicos durante a amamentação.

Nota: Agliberto Barbosa de Oliveira. Amamentação: Como e Por Quê? In: Patrícia Junqueira. Amamentação, Hábitos Orais e Mastigação: Orientações, Cuidados e Dicas. Revinter, 2005.

O que fazer para evitar rachaduras??

Para não tirar a proteção natural da pele da aréola, não passe cremes, sabonetes ou loções e evite esfregar ou massagear os mamilos. Passar o próprio leite, depois das mamadas, pois limpa e protege a aréola (parte mais escura do peito em volta do bico). Ensinar o bebê a abrir bem a boca na hora de abocanhar e amamentar é o mais importante para prevenir e evitar as rachaduras.

cremenao

Como evitar que o leite empedre?

Para evitar o empedramento, toda vez que o peito estiver muito cheio ou pesado ele deve ser esvaziado. Este esvaziamento deve ser realizado por meio da ordenha. Esta técnica de retirada manual do leite está descrita no post de 10/06/09.

A alimentação da mãe pode influenciar na amamentação?

A maioria dos alimentos não afeta a amamentação. Comer um pouco mais que o habitual é suficiente para essa fase em que o corpo está produzindo leite. Os alimentos ácidos não “talham” o leite. Não é necessário tomar mais leite de vaca para produzir leite.

Café, chá preto ou mate e refrigerantes em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê. Parar temporariamente com eles vai mostrar se são os causadores das cólicas.

As bebidas alcoólicas e o cigarro são desaconselháveis porque podem afetar a saúde do bebê.

cigarrobebidanao

As mães podem tomar medicamentos durante a amamentação?

A maioria dos medicamentos é compatível com a amamentação. A mãe só deve tomar remédios quando orientada pelo médico ou por um profissional habilitado.

Nota: Projeto Inclusão Social e Desenvolvimento Comunitário – Programa SENAC de Promoção da Amamentação e Alimentação Saudável.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: