Fonoaudiologia: Orientações do bebê ao idoso

Semana do Bebê e da Criança

Posted on: 12/05/2009

Aleitamento Materno

O aleitamento materno tem inúmeras vantagens para o bebê e para a mãe. A amamentação tem importante papel no estabelecimento dos primeiros vínculos emocionais entre mãe e filho.

O leite da mãe é um alimento vivo, completo e natural. O exercício muscular realizado pelo bebê durante o aleitamento é um dos fatores responsáveis pelo crescimento harmonioso do rosto e dos dentes. Os movimentos realizados pelo bebê durante a amamentação no seio estimulam as funções de respiração, mastigação, fala e deglutição (ato de engolir).

O ideal é que a criança, até os 6 meses de idade, seja amamentada exclusivamente no seio materno, em esquema de livre demanda (a mãe deve oferecer o seio sempre que a criança estiver com fome).

Depois dos 6 meses, além do leite materno, a criança precisa receber outros alimentos. A alimentação adequada nos primeiros anos de vida é fundamental para que a criança desenvolva plenamente seu potencial humano, proporcionando a prevenção de doenças e possibilitando um crescimento físico e mental adequados.

A posição da criança durante a amamentação e sua fixação ao seio são fundamentais para que o aleitamento materno seja bem sucedido. Abaixo alguns aspectos a serem observados:

  • A mãe deve se sentir à vontade para amamentar, com vestimentas adequadas e facilitadoras;
  • A cabeça da criança e seu corpo devem estar em linha reta;
  • O nariz e lábio superior da criança devem estar em frente ao mamilo;
  • O queixo da criança deve tocar o seio;
  • A auréola do seio materno deve posicionar-se inteiramente no interior da boca do bebê.
amamentação
Amamentar faz bem!

Existem fatores que podem impossibilitar o aleitamento materno, quando isso ocorrer é importante que os pais sejam informados sobre os tipos de bicos de mamadeira existentes, para que seja possível diminuir os riscos possíveis para o desenvolvimento do rosto do bebê.

Os chamados bicos ortodônticos são os mais indicados quando existe necessidade de oferecer chupeta e/ou mamadeira para o bebê. Este tipo de bico foi desenvolvido na tentativa de “imitar” o formato que o seio da mãe atinge dentro da boca do bebê. É importante ressaltar que apesar de “imitar” o formato do seio materno estes bicos não promovem todos os estímulos promovidos pelo aleitamento materno.

Bico de Mamadeira Ortodôntico
Bico de Mamadeira Ortodôntico

O fato de o bebê chupar chupeta, mamadeira ou dedo, significa que ele apresenta um hábito oral. Qualquer tipo de hábito oral não pode se estender além dos 3 anos de idade, pois ele passa a prejudicar o desenvolvimento do rosto e dos dentes da criança.

Os estímulos mais importantes para a criança relacionadas ao aleitamento materno são dedicação, paciência, compreensão, senso de humor, calma, carinho e amor.

Independente de ser natural ou artificial, o aleitamento deve sempre constituir-se em um ato de prazer entre mãe e filho, no qual a mãe tem sua atenção totalmente dirigida à criança.

As crianças e a Motricidade Orofacial

Nas crianças os problemas na área de Motricidade Orofacial têm relação com as funções de sucção, respiração, mastigação, fala e deglutição (ato de engolir). Abaixo estão alguns fatores que podem alterar a fala das crianças e as demais funções acima citadas:

  • Chupar Chupeta, Chupar Dedo, Mamar na Mamadeira, Morder Objetos e Roer unha são “Hábitos Orais Deletérios”.

Dependendo do tempo e de quantas vezes é usado por dia, esses hábitos podem prejudicar o crescimento e a atividade dos ossos e músculos do rosto, além de poder causar alteração nos dentes.

Hábitos Orais Deletérios
Hábitos Orais Deletérios

  • Por onde devemos respirar?

Respirar pelo nariz é muito importante para a saúde das pessoas, pois no nariz o ar é umidificado, aquecido e filtrado de suas impurezas para chegar aos pulmões.

A criança pode respirar pela boca quando está com o nariz entupido ou tem algum problema estrutural prejudicando a respiração.

Crianças que respiram pela boca, podem apresentar essas características:

  • Alterações na fala (trocas na fala e excesso de saliva);
  • Alteração na mastigação;
  • Alteração na deglutição (ato de engolir);
  • Alterações de paladar (gosto) e olfato (cheiro);
  • Alterações nos dentes;
  • Alterações de voz (“fanha” e/ou rouquidão);
  • Dor de ouvido;
  • Olheiras;
  • Alteração na postura corporal;
  • Alterações de sono (ronco, baba, sono durante o dia);
  • A criança pode ter o sono alterado causando dificuldades de atenção e concentração, que pode afetar o rendimento escolar.
  • Alterações de Fala

Algumas crianças podem apresentar problemas de fala, relacionados com a língua que são conhecidos como: língua presa.  Em baixo da língua temos uma “pele fina”, chamada frênulo lingual. Quando este frênulo é curto, a criança pode ter problemas para falar palavras com /l/ (lata), /r/ (barata), /t/ (tatu), /d/ (dedo). Nessas situações os pais ou responsáveis devem levar seus filhos para uma avaliação fonoaudiológica.

Língua Presa
Língua Presa

Quando a criança apresentar os dentes parecidos com os da foto abaixo, é possível que ela fale palavras com  /t/ (tatu), /n/ (navio), /l/ (lápis), /d/ (dedo), /s/ (sapo) e /z/ (zebra) com a língua para fora da boca, nesse caso é necessário avaliação de um fonoaudiólogo e de um dentista.

oclusao

About these ads

18 Respostas para "Semana do Bebê e da Criança"

Toda informação é importante, o aleitamento materno, o contato que a mãe tem com a criança tem que ser de tranquilidade, de prazer, de carinho, tais dicas que vocês deram, todas as mães de primeira viagem precisavam saber (e as outras também). Vocês estão de Parabéns.

Olá Sonia,
Agradecemos seu comentário. Ele está somando nas informações que postamos no Blog.

Olá!

Muito útil todos os assuntos abordados, especialmente para quem tem um bebê.

Olá Juliana,
Agradecemos seu comentário e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida relacionada às áreas de trabalho da Fonoaudiologia.

Para um leigo como eu, sites com tanta informações importantes como esse, ajuda a nos preparar melhor como pessoa. Orientando e nos alertando aos pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento de uma criança.
São coisas simples que podem ser feitos para prevenir e atingir uma qualidade de vida melhor.

Olá Ronny,
Ficamos felizes por atingir nosso objetivo de informar as pessoas e por ajudar na prevenção de alguns problemas, possibilitando uma melhora na qualidade de vida.

Achei muito interessante as informações existentes aqui, ja estou indicando o blog a todas as mães e as futuras mamaes
ja coloquei como favoritos aqui.
Parabéns, pelo belo trabalho.
muito legal mesmo

Olá Adriana,
Agradecemos o comentário e tambpem a indicação do nosso Blog.

Esse blog é uma otima ferramenta de divulgação sobre fono!
Parabens

Olá Elias,
Obrigada pelo comentário!

Muito pertinente estas orientações e dicas. Muitas mulheres de primeira viagem, ou não, ou até futuras mamães devem estar informadas quanto a amamentação e cuidados com os bebês e crianças. Isso colabora muito com o pleno desenvolvimento e saúde dos futuros adolescentes e adultos.
Parabéns pelo blog e pela iniciativa de divulgações de informações deste tipo.

Olá Aline,
Agradecemos pelo comentário e concordamos com você sobre a iportânica das mães terem informações sobre o desenvolvimento dos bebês e das crianças.

Achei muito interessante as informações contidas aqui, indicarei esse blog a todas as mães e as que ainda pensam em ser. Não sabia que a Fonoaudiologia trabalhava em tantas áreas, e falo para vocês que se e soubesse de todas essa informações antes de ter meus filhos, o cuidado com eles seria bem melhor!
Irei vir aqui sempre, para me informar cada vez mais.
Parabéns, pelo belo trabalho.

Olá Gabriela,
Agradecemos seu comentário e também a indicação do nosso Blog para outras pessoas. Ficamos felizes em poder divulgar e esclarecer a área de trabalho da Fonoaudiologia. Estamos à disposição para responder eventuais dúvidas sobre a atuação do Fonoaudiólogo e sobre as informações contidas nas postagens.

Muito interessante o blog. Já estou aprendendo pra quando chegar o grande dia de ser pai!! Parabens Meninas. Sucesso!

Olá Eder,
Obrigada pelo comentário. Sem dúvida seu filho(a) se beneficiará com seu empenho em conhecer mais sobre o desenvolvimento de bebês e crianças.

Sou fonoaudióloga e gostaria de parabenizá-los pela iniciativa e qualidade dos conteúdos postados. Tenho certeza que muitas famílias e profissionais da saúde poderão se beneficiar com as informações oferecidas.

Olá Mariana,
Agradecemos os elogios e esperamos, como você, que as famílias, profissionais e alunos da área da saúde se beneficiem com as orientações postadas por nós.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: